QUAL O VALOR JUSTO DE UM POSTO DE COMBUSTÍVEL?

Critérios inadequados, ultrapassados e injustificados levam avaliações ao erro e
grandes prejuízos

Imagine que o “POSTO A” vende 100.000 litros de combustíveis por mês, gera um lucro de R$ 10.000,00 e tem um contrato de locação de mais 100 meses, ou seja, pode gerar um lucro total durante o período de locação de R$ 1.000.000,00, mas está em um local PERIGOSO. 

Já o “POSTO B” vende os mesmos 100.000 litros de combustíveis por mês, com lucro de R$ 20.000,00 mas o contrato de locação é de mais apenas 5 meses, o que poderia gerar R$ 100.000,00, mas está localizado em um bairro NOBRE.

Analisando-se o quadro, fica óbvio que o valor de um posto não pode ser determinado apenas pela galonagem, pelo lucro, pelo prazo de locação, localização, etc. 

No entanto, é comum que os preços dos fundos de comércio de postos de combustíveis, mesmo depois de o governo ter liberado os preços de vendas de combustíveis há 25 anos atrás, continuem sendo determinados na base destes critérios inadequados, ultrapassados e injustificados, como galonagem e lucratividade, entre outros. Os erros, para mais ou para menos, são grosseiros, observando-se variações enormes entre as avaliações feitas desta forma e o VALOR JUSTO de um posto.

É uma simplificação amadora e perigosa que não deve ser aceita por proprietários ou interessados na compra de postos, sob pena de arcarem com prejuízos incalculáveis os quais, lamentavelmente, muitas vezes somente serão percebidos após a concretização da transação. 

A avaliação de postos de combustíveis, feita por amadores, com base em critérios ultrapassados e inadequados, fatalmente gerará prejuízos de grande significado para uma das partes envolvidas na negociação: ou para o vendedor ou para o comprador

"Na grande maioria, os corretores não estão preparados para esta tarefa de avaliar um posto de combustível, pois desconhecem o cálculo de retorno de investimentos, taxas financeiras e outras técnicas necessárias para uma aferição correta do valor de uma empresa."

- Luiz Carlos Balerone   Luiz Carlos Balerone no Linkedin

Fundador da VECTOR, economista, empresário, operador e construtor de postos de combustíveis.

Prestou vários trabalhos de consultoria para distribuidoras de petróleo, notadamente para Shell, Esso e Ipiranga.

Foi diretor nas multinacionais Unilever, Basf, Philips e Caterpillar.

Nosso processo de trabalho

A VECTOR foi fundada em 1992, na cidade de São Paulo, e é uma empresa especializada EXCLUSIVAMENTE na AVALIAÇÃO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS prestando serviços, em todo o Brasil, para proprietários e compradores de postos visando DETERMINAR O VALOR JUSTO DO NEGÓCIO.

Especificação
do projeto
Dossiê de
Informações
Método do Fluxo
de Caixa Descontato
Laudo Técnico
de Avaliação
COMPRADORES, VENDEDORES E CORRETORES

Conflitos de interesse na hora de avaliar um posto de combustível

Avaliações feitas por corretores do segmento com base nestes critérios lucro, galonagem, localização e prazo de locação continuam sendo aceitas por proprietários e compradores. Ocorre que estes corretores, na grande maioria, não estão preparados para esta tarefa pois desconhecem o cálculo de retorno de investimentos, taxas financeiras e outras técnicas necessárias para uma aferição correta do valor da empresa.

Avaliações feitas por corretores caracterizam CONFLITO DE INTERESSE já que são estes corretores que se propõem a intermediar a negociação do posto. É como pedir para um comprador de joias que avalie seu relógio.

A definição correta do valor do posto é de vital importância para os vendedores: se vender por valor abaixo do justo terá prejuízo e se tentar vender por valor acima gastará tempo precioso e terá desgaste pessoal e dificilmente conseguirá obter sucesso. 

É de vital importância também para compradores: se fizerem propostas abaixo do valor justo do posto terão dificuldades em comprar e propostas acima do preço justo lhes trarão prejuízos.